sexta-feira, 23 de abril de 2010

Eixo 2 - aula 7

O conteúdo dessa aula versa sobre a concepção de projeto, elaboração de roteiro e importância de registro. Para entendermos melhor assistia o vídeo da página 7 e publique na ferramenta comentário as seguintes reflexões: "A produção desse vídeo pode ser caracterizada como um projeto que articula currículo, tecnologia e cultura? Quais evidências vocês identificam a esse respeito? Que conhecimentos, atitudes, valores e procedimentos configuram essa produção? O que é currículo?". Leia o conteúdo da página 8 e 9 . Para saber mais leia o texto Zilda Kessel na página 10.

A integração de tecnologias ao desenvolvimento do currículo na escola e na sala de aula desperta a consciência sobre as tensões entre a organização curricular fechada em disciplinas estanques com conteúdos previamente selecionados e o currículo integrado e aberto às experiências de vida. Acesse as páginas 11 e 12 sobre o assunto. Para conhecer algumas atividades desenvolvidas na perspectiva do Tema Transversal – Meio Ambiente, usando vários recursos do computador, veja o livro O computador em sala de aula: articulando saberes , das professoras Fernanda M. P. Freire e Maria Elisabette B. B. Prado, clicando na opção local , da página 12.

Caso você queira saber mais acesse a página 13, incluindo a sugestão de leitura proposta.


Veja as orientações da página 14 e participe do fórum “Currículo e suas características”.

Acesse a página 15 e leia a entrevista disponível. Como vimos na discusão o currículo como construção social, política e histórica que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias se aproxima da concepção de “design emergente” (Cavallo , 2003), que incorpora ao currículo as mudanças provocadas pelo trabalho que se desenvolve a partir das problemáticas contextuais. Veja o conteúdo na integra na página 17. Como sugestão leia o texto de Cavallo sugerido na página.


Siga as orientações abaixo localizada na página 18 para realizar a atividade da aula.
Orientações:
1. Analise e registre em texto os aspectos indicados conforme orientação em análise do projeto na ação.

2. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4Analise_Projeto_seunome;
3. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Análise do Projeto”. Aproveite e publique também essa atividade no seu blog.

Faça as leituras das páginas 20, 21, 22 e 23 . Participe do fórum Fórum “Cultura Digital e Currículo”.

4 comentários:

  1. --------------------------------------------------------------------------------



    Maria do Céu da Silva



    Cultura Digital e Currículo



    As tecnologias estão sendo avançadas no mundo. Quanto a educação, pode melhorar a transmisão dos conhecimentos de maneira mais dinâmica, interativa e prazerosa. Cabe a cada um de nós professores tomar a postura de educador e procurar romper algumas barreiras que nos impede de incorporar as tecnologias nos nossos planos de aula, uma vez que ela facilita a interação, a aprendizagem e dinamiza tornando as aulas mais prazerosas. Hoje existe os computadores e a internet nas escolas, mas ainda é importante que haja um incentivo aos professores quanto ao uso dessas ferramentas, pois muitos professores não usam ou não sabem usá-las e para que isso aconteça precisamos estarmos abertos a esse mundo de movimentação, de inovações e de transformações.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Tecnologia e cultura hoje se integram visando um objetivo específico. O vídeo mostra a cultura dos índios, o seu dia a dia na aldeia. Seus hábitos e costumes próprios. O maior desafio da atualidade é manter viva a sua riqueza.
    Currículo são atividades planejadas para atingir determinados objetivos e acontecimentos que se revelam ótimas oportunidades para aprender.

    Marilúcia Pereira da Silva.

    ResponderExcluir
  3. Assim como as demais culturas, as novas tecnlogias podem ser utilizadas em diferentes situações, sem desconfigurar as particularidades culturais. O vídeo possibilita uma visualização de uma situação que só seria possível ter acesso se fôssemos ver no local onde ocorre.E apartir daí, novas leituras, pesquisas e situações podem ser desenvolvidas. Lúcia Fraga

    ResponderExcluir
  4. Sim. As novas tecnologias estão atingindo todas as áreas e classes. O vídeo reproduz a cultura indígena, o dia-a-dia de cada grupo e as preocupações dos índios com os outros e com o fim de seus hábitos e costumes, ou seja, de suas práticas sociais.Do Céu

    ResponderExcluir