quinta-feira, 8 de abril de 2010

Eixo 1 - aula 4

Elaboração de Projeto

O trabalho com projeto permite romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem. Fazenda (1994) enfatiza que a ação interdisciplinar fortalece as disciplinas sem que haja perda da identidade das mesmas. Trabalhar com projetos significa explicitar uma intencionalidade em um plano flexível e aberto ao imprevisível. O plano é a espinha dorsal das ações que se complementam no andamento das investigações e descobertas que não se fecham a uma única área do conhecimento e tornam permeáveis suas fronteiras. Isso não significa abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-se verticalmente em sua própria identidade,ao mesmo tempo, que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção” ( ALMEIDA , 2001, pp.58).
Para saber mais, leia o texto: Ensinar e aprender com o computador: a articulação inter-trans-disciplinar da Professora Maria Elizabeth B de Almeida disponível na página 16.

Elaboração de Projetos

Um projeto pode partir de uma questão relacionada com uma única área de conhecimento e, em seu desenvolvimento, ir se abrindo e articulando conceitos de outras áreas. Quando isto ocorre, fica evidenciado que o conteúdo disciplinar é importante de ser trabalhado numa perspectiva que não se feche em si mesmo, mas que no processo de busca para compreender um determinado fato ou fenômeno seja ampliado o escopo de relações entre as diferentes áreas de conhecimento e o significado dos conceitos incorporados no desenvolvimento do projeto. Por outro lado, pode o ocorrer o inverso, ou seja, iniciar o projeto com uma questão mais abrangente e pouco a pouco ir afunilando em determinado conceito de uma área específica para compreender determinadas particularidades do fato ou fenômeno em estudo. O trabalho por projeto, não tem um modelo a ser seguido. Tem princípios que podem nortear a prática pedagógica. Para saber mais, leia o texto Projeto: uma nova cultura de aprendizagem da Professora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida disponível na página 17.

Para realizar a atividade siga as orientações da página 22.

Avaliação e projeto
Segundo Almeida (2001), a avaliação de projeto desenvolvido pelos alunos com a mediação do professor pode ser feita em termos de processos e produtos.As tecnologias da informação e comunicação trazem contribuições fundamentais para o registro de processos e produtos e na recuperação de tais informações , favorecendo a reflexão e a reformulação. A concepção de avaliação coerente com o trabalho por projetos tem caráter formativo e processual, pois assume que o aluno é um ser ativo e interativo e o conhecimento é algo inacabado em contínuo processo de reconstrução. Nessa perspectiva a relação dialógica entre avaliador e avaliado pressupõe um acompanhamento contínuo dos processos de construção de conhecimento e aprendizagem do aluno em função da regulação e da autorregulação, contribuindo para que os sujeitos se tornem agentes de transformação social. Esse acompanhamento orienta as decisões do professor sobre as estratégias mais adequadas para propiciar a aprendizagem dos alunos. Na concepção de Cappelletti (2002, p. 32-33) a avaliação permite compreender as representações dos alunos e suas implicações na reconstrução do conhecimento: Esse processo desencadeia uma intervenção intencional de estudos, reflexões, re-leituras, gerando nas ações/decisões um movimento de problematização e re-significação na direção de transformações qualitativas.Cabe destacar que todo processo avaliativo deve ser precedido de uma análise sobre questões fundamentais, tais como enunciadas por Paulo Freire: Quem avalia? Para que avaliar? O que avaliar? Como avaliar? Quais são os critérios de avaliação?

Publique suas reflexões a partir das questões acima e interaja com os demais colegas na ferramenta "comentários" do blog.

4 comentários:

  1. Avaliação e Projeto

    A avaliação não é um processo apenas técnico, é um procedimento que inclui opções, escolhas, ideologias, crenças, percepções, posições políticas, e representações, que informam os critérios através dos quais será julgada uma realidade. A avaliação do aproveitamento de alunos, por exemplo, pode basear-se em critérios reduzidos, apenas à memorização de conteúdos, ou pode basear-se em critérios que visem ao crescimento pessoal dos alunos, no que diz respeito as suas atitudes, liderança, conscientização crítica e cidadã. Esses critérios se originam de opiniões acerca do que se entende por educação, e vão direcionar o julgamento de valor acerca do desempenho daqueles alunos.

    Quando um professor dá uma explicação sobre um conteúdo, e no entanto, nos instrumentos de avaliação que ele elabora, propõe exercícios que abordam aspectos e habilidades referentes à matéria que não foram trabalhados, o aluno sente-se "perdido", sem ter um caminho a seguir, uma reflexão que possa fazer acerca daquela matéria.

    O educador deve ter uma posição de não neutralidade envolvida na escolha dos critérios para o julgamento de valor e na escolha daquilo que se deseja julgar, a avaliação, envolve mais do que uma simples contemplação. Ela requer tomada de decisão.

    Marilúcia Pereira da Silva.

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  2. Avaliação e projeto

    Avaliar é fazer um julgamento sobre um determinado procedimento. Avaliamos tudo que está sob nosso campo de visão e audição.
    No processo da aprendizagem, a avaliação é feita a partir de objetivos que se deseja alcançar com os alunos a cerca de determinado conteúdo ou assunto, para averiguação ou constatar se o alunos compreendeu o eixo temático repassado. Avaliar é um processo muito difícil, é um julgamento as vezes subjetivo sob o ponto de vista de quem avalia.
    Há várias formas de avaliar: avalia-se o discurso, a segurança do que se expressa, o que se escreve, o que aprendeu, o que se faz com o que aprendeu. Quem está lendo esse comentário, certamente está fazendo uma avaliação de como eu vejo a avaliação. Dentro da perspectiva de avaliar, exige-se acima de tudo conhecimento e critérios que são apontados com uma seqüência de questionamentos, relacionar o conteúdo a outros que possibilita uma confirmação do que se aprendeu. Embora a avaliação seja um fator imperativo na aprendizagem a maior importância que devemos dar aos conteúdos é que eles tenham cunho significativos para a vida do aluno.

    Maria da Conceição Lima Vieira

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  3. Anônimo disse...

    Reflexão sobre avaliação

    A avaliação é feita pelo professor para avaliar não só os conhecimentos dos alunos, mas para que ele reflita sobre sua prática educativa e sobre a criação de instrumentos de trabalho mais apropriados. E também apontar a direção a ser seguida para que se obtenha o melhor aproveitamento possível dos alunos.
    Durante uma avaliação o professor deve observar o crescimento de cada aluno levando em conta sua capacidade e seu potencial.
    A avaliação deve ser feita de forma contínua, auxiliando o professor no acompanhamento permanente da classe e criando condições para que ele verifique o acúmulo de conhecimentos de cada um dos alunos.
    Eis aí um dos maiores desafios dos professores, os critérios de avaliação. Estes são muitos e não são padronizados, cada professor tem sua forma de avaliar. O importante é que este professor se aperceba inteiramente do direito que todo aluno tem de ser bem avaliado, de receber a menção a que tem direito em face de seu aprendizado.


    Maria do Céu

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  4. ENSINAR E APRENDER

    A informática quebra paradigmas na escola e na atuação do professor no processo de ensino e aprendizagem ao promover a criação de ambientes que permitem a construção do conhecimento, a comunicação e a interdisciplinaridade.
    O papel do professor nesse novo ambiente de aprendizagem é de interação e articulação entre os conteúdos interdisciplinares e os conhecimentos que os alunos trazem de sua realidade, permitindo a troca de experiências e saberes na identificação dos conceitos implícitos e aprofundamento de conhecimentos que empregam ferramentas do computador.
    Para tanto, é preciso que o professor esteja em consonância com esse novo método de ensino através de uma formação continuada que lhe permita adquirir conhecimentos de softwares e ferramentas necessárias que irão oportunizar o desenvolvimento de atividades que envolvam o computador, através da seleção, reflexão, descobertas e construção do conhecimento.
    O interesse dos educadores nesse processo de formação e apropriação desses recursos amplia e aproxima o trabalho de pesquisa e elaboração de projetos que são desenvolvidos em sala de aula com a participação de todos os sujeitos envolvidos.
    O aluno é o sujeito da aprendizagem e deve ser estimulado a propor temas de estudo, no entanto, cabe ao professor acompanhá-lo, fazendo reflexões e avaliações contínuas no sentido de promover o conhecimento e a aprendizagem de situações que tenham significado para eles.

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