sexta-feira, 12 de março de 2010

Eixo 1 - Aula 3

Na aula anterior vimos que as ideias acerca do trabalho por projeto não são novas, elas surgiram mais explicitadamente com Dewey e Kilpatrick. Posteriormente outros teóricos retomaram suas idéias apresentando enfoques diferentes. Para estudar mais acesse as páginas 8, 9, 10, 11, 12, 13 com a abordagem desses teóricos. Como atividade obrigatória não deixe de ler o texto de Maria Elisabette Brisola Brito Prado e a Resenha (Transgressão e Mudança na Educação os projetos de trabalho) de Hernández.
Faça seu comentário das duas leituras na Ferramenta "comentários" do blog.

Interdisciplinaridade

O trabalho por projeto caracteriza-se por uma situação de aprendizagem abrangente, que potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade. Faça a leitura sobre esse tema na página 14.
Após a leitura siga as orientações para realizar a atividade 1.3 disponível na página 15.

7 comentários:

  1. ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA


    A papel da escola / ensino e á aprendizagem.
    O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. A escola deve proporcionar ao aluno, encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos e em cada situação da sala de aula.
    Ressaltando portanto: a importância da tecnologia incorporando-a em sala de aula, à escola, à vida e à sociedade tendo em vista a construção de uma cidadania democrática, participativa e responsável. Seu uso é significativo para os envolvidos e pertencente ao contexto,ampliando a visão do aluno e fornecendo novas experiencias para sua reflexão.
    Sob esse enfoque, o entendimento para uma prática inovadora baseada num trabalho por projetos deve conceber o ensino e a aprendizagem de forma interdependente. Para o professor é uma visão muito importante no seu contexto do sistema da escola,compatibilizando os interesses e necessidades dos alunos.


    TRANSGRESSÃO E MUDANÇA NA EDUCAÇÃO. OS PROJETOS DE TRABALHO.


    O professor deve sempre olhar para o futuro, na vontade de educar o aluno, sempre inovando em termos de atitudes e comportamentos, mudanças de mentalidades, para a construção de conhecimento.

    Marilúcia Pereira da Silva.

    ResponderExcluir
  2. TRANSGRESSÃO E MUDANÇA NA EDUCAÇÃO OS PROJETOS DE TRABALHO.

    O professor é um agente de mudança,que deve educar o aluno para o futuro e para isso é preciso inovar,buscando novos conhecimentos e não seguir regras e normas estabelecidas.
    Tendo em vista a dinâmica da sociedade o professor deve utilizar novas formas de trabalhar as atitudes e comportamento para que haja mudança na mentalidadee e construção do conhecimento do aluno.
    Maria do Céu da Silva

    ResponderExcluir
  3. TRANSGRESSÃO E MUDANÇA NA EDUCAÇÃO OS PROJETOS DE TRABALHO.

    O professor é um agente de mudança,que deve educar o aluno para o futuro, mas para isso não podemos seguir regras e normas estabelecidas.É necessário criar, inovar para que o aluno possa adquirir novos conhecimentos.
    Tendo em vista a dinâmica da sociedade o professor deve utilizar novas formas de trabalhar as atitudes e comportamento do aluno para que haja mudança na mentalidade e na construção do conhecimento.
    O projeto é uma maneira de repensar a função da escola, o ensino e a aprendizagem.
    Para se trabalhar com essa metodologia é necessário escolher um tema investigador para que o aluno possa despertar sua curiosidade e assim adquirir novos conhecimentos.
    Maria do Céu da Silva

    ResponderExcluir
  4. Falando em transdicisplinaridade:

    A transdicisplinaridade possibilita maior integração e articulação entre as áreas de conhecimento, favorecendo um trabalho integrado, menos fragmentado, no entanto, nem todas as disciplinas, nem todos os conteúdos são possíveis de fazer articulação e se interrelacionarem. Cabe ao professor de cada área ver a melhor forma de agrupar os conteúdos de forma que esses conteúdos sejam fios condutores uns dos outros e se relacionem. A flexibilidade de trabalhar com projeto torna-se importante, porque possibilita ao professor a recontextualização de conceitos e estratégias que enfatizam várias áreas de conhecimento possibilitando uma reflexão maior na compreensão global, as quais congregam conceitos e estratégias, dinamizando melhor o trabalho que viabilizam a resolução de problemas relevantes dinamizando o desenvolvimento desse projeto.

    Maria da Conceição Lima Vieira

    ResponderExcluir
  5. E por falar em transdicisplinaridade:
    A transdicisplinaridade possibilita maior integração e articulação entre as áreas de conhecimento, favorecendo um trabalho integrado, menos fragmentado, no entanto, nem todas as disciplinas, nem todos os conteúdos são possíveis de fazer articulação e se interrelacionar Cabe ao professor de cada área ver a melhor forma de agrupar os conteúdos de forma que esses conteúdos sejam fios condutores uns dos outros e se relacionem. A flexibilidade de trabalhar com projeto torna-se importante, porque possibilita ao professor a recontextualização de conceitos e estratégias que enfatizam várias áreas de conhecimento possibilitando uma reflexão maior na compreensão global, as quais congregam conceitos e estratégias, dinamizando melhor o trabalho que viabilizam a resolução de problemas relevantes dinamizando o desenvolvimento desse projeto.

    Maria da Conceição Lima Vieira

    ResponderExcluir
  6. Lúcia Fraga

    Cada vez mais nos concientizamos de que é preciso mudar, tais mudanças nos faz repensar o fazer pedagógico.Congregar este novo fazer é sobretudo propor trabalhos que viabilizem a resolução de problemas,e não esquecer de que é preciso ouvir o as sugestões e intenções dos alunos.

    ResponderExcluir
  7. Transgressão e Mudança na Educação: os projetos de trabalho. Fernando Hernández.

    O professor deve ser um promotor de mudança, capaz de enxergar o novo como sendo uma oportunidade para a produção do conhecimento de seus alunos.
    Para tanto, é preciso pensar numa educação que rompa com os conteúdos acabados, constituidos, fechados. Levar os nossos alunos a pensar através de conteúdos que despertem o interesse e prazer nas descobertas, fazendo-os refletir por meio das inter relações entre o objeto de estudo e a sua realidade para poder construir e reconstruir seu conhecimento.

    ResponderExcluir